Contratos de Parceria: como fazer de forma segura na sua Startup

Cenário das Parcerias no mundo das Startups:
Sabe aquele velho e conhecido ditado de que “a união faz a força”? Ele é totalmente aplicável no âmbito corporativo. Se você deseja escalar sua startup e potencializar os seus resultados, com certeza você precisará em algum momento de seu negócio realizar uma parceria comercial, seja para o desenvolvimento de um software ou até mesmo para indicações de potenciais clientes.
O cenário corporativo atual está cada vez mais colaborativo. Hoje até mesmo grandes empresas tradicionais buscam realizar parcerias comerciais com startups, pois viram que esse modelo de negócio pode trazer agilidade e inovação para seus processos internos e alavancar estratégias de crescimento.
Na parceria comercial, as partes envolvidas comprometem-se a cooperar mutuamente, unindo esforços com o objetivo de atingir interesses comerciais comuns, de modo que todas as partes possam sair ganhando, sendo de extrema importância a formalização da parceria.
Riscos que a Startup pode assumir ao não formalizar a parceria:
A não formalização da parceria, por meio de contrato, pode acarretar diversos riscos para sua Startup que podem gerar discordâncias, ações judiciais e até mesmo prejuízos financeiros. Elencamos a seguir, de maneira exemplificativa e resumida, quais são esses riscos:
O que precisa constar no Contrato de Parceria da sua Startup:
Tendo em vista a importância das parcerias e visando a obtenção de maior segurança jurídica para as partes, é recomendável a formalização por escrito dessas parcerias por meio de um documento que disponha sobre os direitos, os deveres, as responsabilidades, os custos e os ganhos de cada parte, para garantir que ambos os lados desfrutem dos benefícios desse acordo comercial.
O documento que instrumentaliza essa relação comercial é o contrato de parceria comercial, que deve obedecer às normas que regem os contratos em geral, como exemplo a boa-fé e a existência de equilíbrio entre os contratantes, e conter cláusulas essenciais, como qualificação das partes, objeto do contrato, forma e condições de remuneração, prazo de duração, direitos e deveres, formas de extinção e rescisão, e penalidades.
Todavia, por questões estratégicas, é importante incluir também três cláusulas específicas que podem oferecer maior garantia aos interesses dos parceiros, quais sejam: de exclusividade, de não concorrência e de sigilo.
A cláusula de exclusividade proíbe uma ou ambas as partes de prestarem apoio aos concorrentes da outra parte. Já a cláusula de não concorrência determina que um parceiro não pode desempenhar a mesma atividade que o outro nas mesmas condições e no mesmo segmento de mercado. Por fim, a cláusula de sigilo veda a comunicação de informações privadas a terceiros.
Além disso, é necessário verificar se haverá tratamento de dados pessoais, pois se assim for, será preciso incluir cláusulas regulando sobre, nos termos da lei 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD).
Importante ressaltar, ainda, que no contrato de parceria não há relação de subordinação entre as partes, havendo autonomia das partes e obrigações recíprocas. No mais, ambas as partes assumem os ônus e bônus do negócio, conforme estabelecerem, arcando com os custos e ganhos da relação firmada.
Para facilitar para você, vamos separar em tópicos o que você não pode esquecer de incluir nos seus contratos de parceria:
Por fim, é importante lembrar que durante a formalização de parcerias é interessante contar com apoio de profissionais especializados, para realizar um estudo de viabilidade e para formular um Contrato de Parceria Comercial sólido e adequado para cada parceria que sua Startup for realizar. Por mais positivas que essas relações possam ser, para que uma parceria gere bons resultados, é necessário deixar claras todas as regras e intenções, tendo toda atenção e cautela as especificidades do caso concreto, para que essa parceria não se torne um prejuízo para o negócio.
Por Jéssica Del Sant
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