O que sua empresa precisa para entrar no mundo digital: da transformação à consolidação.

A influência da internet no mercado.
A internet está cada vez exercendo mais influência no mundo dos negócios. Surgido por volta da década de noventa, o e-bussiness, provocou uma bolha de expansão do mercado, ultrapassando fronteiras e levando produtos e serviços para ainda mais usuários.
O comércio eletrônico – ou ecommerce – cresceu, também em nosso país, com empresas como americanas.com, mercadolivre.com e submarino.com, fazendo com que o Estado fosse acionado para regulamentar o espaço digital e o comércio que começava a crescer com sites de compras coletivas e Marketplaces. Regulamentou-se, então, por meio do Decreto 7962/13, as normas para o funcionamento desses ambientes de e-commerce, assim como as informações que devem ser disponibilizadas pelo consumidor quando da compra online.
Com o passar do tempo, as empresas começaram a perceber que a transição, total ou parcial, de seus serviços para plataformas digitais se tornou quase imprescindível para a sobrevivência no mercado, investindo no marketing digital, muito em razão do advento da popularização das redes sociais.
Dessa forma, modelos de negócios transacionais, que são aqueles em que o cliente paga um valor determinado para receber algo por meio de intermediação online, e modelos de assinatura, entendidos como aqueles em que o cliente paga um valor periódico para ter acesso a um serviço ou produto, disponibilizado em uma plataforma, estão sendo cada vez mais explorados pelas empresas optaram pela transformação digital.
Dificuldades da Transformação digital
Contudo, a transformação digital nem sempre é fácil.
O mercado digital é mais ágil e dinâmico do que o convencional, já que sua evolução é constante e necessita de tomadas rápidas de decisões, assim como a fluidez de protocolos internos das empresas. Por isso, para algumas empresas convencionais a entrada no meio digital pode ser assustadora.
Todavia essa transformação, vem se tornando cada vez mais necessária, visto que o fenômeno estudado por Clayton Christensen, professor de Harvard, chamado de disrupção digital, está se tornando cada vez mais frequente. Esse conceito descreve plataformas inovadoras que oferecem serviços e produtos online que criam um mercado novo, apelativo para consumidores e acabam por desestabilizar as empresas líderes no setor. Exemplo disso são os serviços de streaming, e empresas de tv a cabo e distribuidoras de CDs e DVDs, e até estúdios desses conteúdos, que agora podem ser facilmente gravados em casa, como é o caso do Youtube.
Startups já são criadas voltadas para esse mercado e modelos de negócio, enfrentando muito menos problemas de adaptação como aqueles que empresas convencionais possuem.
Aspectos facilitadores para a entrada de sua empresa no meio digital
O SAP, em parceria com o MIT Technology Review, identificou quesitos facilitadores para a entrada no meio digital, chamados de pilares da economia digital:
Dessa forma, é evidente que a revolução digital é um fato irreversível e tende ser expandido com o passar dos anos, tornando importante a entrada de empresas nesse ambiente, seja buscando consumidores por meio de estratégias de marketing digital, sendo oferecendo serviços para seus clientes de forma personalizada e facilitadora. Com a crescente demanda por inovações, resta alternativa de abraçar a tecnologia pela economia.
E quanto ao seu negócio? Está preparado para a transformação digital? Para estruturar sua empresa e viabilizar essa digitalização, procure sempre um advogado especializado que o oriente e proporcione toda a segurança necessária para esse novo momento.
Por Laís Arduini.
Estamos prontos para ajudar sua startup a crescer. Agende uma consulta e saiba mais!
Estamos prontos para ajudar sua startup a crescer. Agende uma consulta e saiba mais!