Influenciadores. Como divulgar Casas de Apostas de forma segura.

Nos últimos anos, a figura do Influenciador mudou o cenário de propagandas no mundo todo, principalmente pelo fato de que trouxe ao consumidor uma sensação de realidade e proximidade com aquilo que é veiculado, uma vez que essas divulgações são inseridas dentro do contexto do dia-a-dia do Influenciador em suas mídias sociais.
Paralelamente a isso, a indústria dos jogos de azar também se digitalizou, através de plataformas de apostas online e cassinos virtuais ganhando cada vez mais espaço, sendo utilizado a influência destas pessoas para divulgação e veiculação. Contudo, levando em consideração o que são jogos de azar e as consequências que poderão experienciadas pelos jogadores, o questionamento principal é: Há alguma responsabilidade dos Influenciadores frente a essa divulgação?
Antes de celebrar o contrato com alguma empresa de jogos, é importante compreender se ela se enquadra na modalidade de jogos de azar ou de apostas esportivas de quota fixa, a razão por trás disso é que a primeira figura não é regulamentada no Brasil, sendo considerada uma contravenção penal, e a segunda, possui regulamentação.
Os jogos de azar são aqueles que o resultado depende do acaso, não da habilidade do jogador. Geralmente o jogador aposta uma quantia de dinheiro buscando multiplicar os seus ganhos, contudo, o resultado é imprevisível. Dois tipos de jogos de azar conhecidos são:
Em suma, foi divulgado pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) que aqueles que divulgarem jogos de azar poderão responder pelos seguintes crimes:
A regulamentação da Lei nº 14.790/2023, que altera a Lei nº 13.756/2018, estabeleceu a modalidade denominada “aposta de quota fixa”. Em linhas gerais, a aposta de quota fixa é uma categoria de aposta que envolve a previsão de resultados em eventos esportivos específicos, com odds (cotas) pré-determinadas no momento da jogada.
Frisa-se que a Lei permite a exploração dessas apostas em eventos esportivos e jogos online por empresas autorizadas pelo Ministério da Fazenda, contudo, para que isso seja possível, essas empresas precisam cumprir com requisitos técnicos, tendo sua capacidade operacional validada, bem como possuir um Programa de Compliance robusto.
Algumas boas práticas que devem ser adotadas a fim de garantir a conformidade legal dos Influenciadores são:
Tendo em vista o exposto, é inegável a importância de que os Influenciadores busquem um apoio jurídico especializado, garantindo que sua atuação seja sempre pautada no respeito às leis e à ética.
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