Como Adequar a sua Empresa à LGPD usando Ferramentas Inteligentes


Que todas as empresas precisam se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), inclusive as startups, microempresas e empresas de pequeno porte, todos já sabem.
Mas vocês sabiam que há formas organizadas e automatizadas de se fazer isso, sem necessitar de assinaturas em plataformas extremamente onerosas e com uma previsibilidade dos passos que precisam ser alcançados?
Aqui na NDM, a nossa assessoria jurídica inclui o apoio na conformidade completa à LGPD, com direito a utilização do nosso software. Esse sistema possui uma jornada de adequação e ferramentas automatizadas, que auxiliam em etapas que costumam ser longas e difíceis, como é o caso do Mapeamento de Dados (Data Mapping) e do Registro de Operação de Tratamento de Dados (ROPA).
Sabemos que as empresas precisam ter uma noção de quanto tempo, recursos humanos, financeiros e tecnológicos precisarão para uma adequação.
Por isso, seguindo a LGPD e os Guias Orientativos da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), criamos uma jornada, com passos a serem cumpridos, na qual garantimos que a sua empresa tenha a documentação obrigatória a todos os negócios e possa se considerar em conformidade com a legislação.
É claro que, como um serviço especializado, sempre observamos as necessidades mais urgentes dos nossos clientes e suas particularidades e adaptamos todo o serviço. Mas ter um escopo norteador faz muita diferença para as empresas, especialmente aquelas que não sabem por onde começar.
A relação das empresas com os usuários de suas plataformas, sistemas, aplicativos e sites é sempre um ponto de muita atenção e uma das relações com maior potencial de problemas.
Por isso, cumprir o dever de informação e ter Termos de Uso, Aviso de Privacidade e Política de Cookies completos e seguros conta muito e evita muitas dores de cabeça.
Nem sempre é fácil colocar no papel tudo aquilo que a sua empresa oferece, as regras de utilização, devoluções, cancelamentos, estornos, proibições e responsabilidades.
Por isso, criamos um formulário para que os nossos clientes saibam tudo o que precisam informar nesses documentos, seguindo as leis brasileiras, que incluem: o Marco Civil da Internet, o Código Civil, o Código de Defesa do Consumidor e, claro, a Lei Geral de Proteção de Dados e todas as resoluções ligadas a ela.
Em clientes de mercados regulados, como as fintechs e as empresas da área de saúde, incluímos também perguntas que precisam constar publicamente, de acordo com as regulações, como as do BACEN, CVM e conselhos profissionais.
O Mapeamento de Dados (Data Mapping) é, sem dúvida, a etapa mais longa de uma adequação à LGPD, mas também uma das mais importantes, pois é com base nele que será elaborado o Registro de Operação de Tratamento de Dados (ROPA).
Uma grande reclamação do mercado é não possuir orçamento para a contratação de plataformas de mapeamento, que cobram milhares de dólares por ano. Mas, ao mesmo tempo, preencher todo o fluxo de informações de uma empresa em uma tabela de Excel extensa e nem sempre segura também não é prático.
Por isso, desenvolvemos a nossa própria ferramenta, acessível a qualquer cliente de assessoria jurídica da NDM ou que tenha contratado o serviço de adequação como uma demanda específica.
Com essa tecnologia, o cliente consegue separar as áreas da empresa de forma simplificada, fluída e prática, assim como consegue olhar para cada uma das atividades e incluir todas as informações que sejam obrigatórias em um Mapeamento de Dados e em um ROPA.
Nossa ferramenta permite que o Mapeamento seja feito por etapas, com uma visibilidade real do avanço em cada uma delas. Além disso, mantém registro de todas as versões já realizadas, facilitando as revisões anuais obrigatórias ou quando existem mudanças.
Ao final, o Registro de Operação de Tratamento de Dados será automaticamente gerado e enviado para o advogado especialista em privacidade e proteção de dados responsável pelo acompanhamento da empresa na NDM, para que o profissional possa verificar o preenchimento e seguir com as inclusões jurídicas necessárias, como enquadramento nas hipóteses legais e recomendações.

Para uma adequação de sucesso, é preciso que o seu negócio conte não só com um especialista que conheça as leis, mas com uma empresa que, de fato, torne esse processo o mais prático e alcançável possível.
Procure uma assessoria jurídica e ferramentas seguras que atendam às suas expectativas e comece o quanto antes a regularização da sua empresa.
Por Natália Martins Nunes
Estamos prontos para ajudar sua startup a crescer. Agende uma consulta e saiba mais!
Estamos prontos para ajudar sua startup a crescer. Agende uma consulta e saiba mais!