Holding Patrimonial: Quando Vale a Pena? Quanto Custa?

A Holding, no seu conceito puro e simples, é uma empresa que não produz bens ou serviços diretamente, mas detém o controle acionário sobre outras empresas operacionais, atuando como um “guarda-chuva” no topo de uma cadeia hierárquica, centralizando o controle destas empresas.
Contudo, esse conceito da Holding como “centralizadora de controle” também vem sendo utilizado como uma empresa que detém o controle sobre determinado patrimônio, com a finalidade de deter a sua propriedade e fazer a gestão desses ativos, gerando uma nova categoria chamada de Holding Patrimonial.
Os principais objetivos ao constituir uma Holding Patrimonial são a redução de custos nas operações e gestão do patrimônio, aproveitando-se da diferenciação de alíquotas para pessoas jurídicas, que, em muitos casos, são menores que para pessoas físicas; facilitar a gestão deste patrimônio; e conferir maior proteção ele, por meio da separação entre ativos da Holding e os do sócio, enquanto pessoa física.
A Holding Patrimonial, enquanto uma empresa, demanda diversos custos para sua constituição e também para sua manutenção, então há de se analisar se as vantagens desta estrutura se aplicariam ao seu caso.
De modo geral, a Holding Patrimonial é indicada para pessoas ou grupos familiares que possuam patrimônio considerável em imóveis e investimentos.
Abaixo, listamos algumas hipóteses em que a criação de uma Holding Patrimonial pode ser bastante vantajosa:
Conforme mencionado anteriormente, a constituição e manutenção de uma Holding Patrimonial, assim como qualquer outra empresa, envolve custos. Os valores variam caso a caso, a depender do patrimônio envolvido e da complexidade da estrutura, mas, de modo geral, podemos destacar os seguintes custos:
A Holding Patrimonial é uma excelente opção para reduzir custos, proteger o patrimônio e garantir uma sucessão patrimonial menos custosa e conflituosa.
Contudo, antes de se constituir uma Holding, é necessário que se faça uma avaliação, por meio de um planejamento tributário e análise de compliance para verificar se será, de fato, a melhor opção para cada caso.
Contar com uma assessoria jurídica especializada é fundamental nesse processo, garantindo que essa estrutura será constituída de forma segura, estando apta para proteger o seu patrimônio, e envolvendo um planejamento assertivo para usufruir das vantagens econômicas e tributárias da Holding Patrimonial.
por Isabella Santos
Estamos prontos para ajudar sua startup a crescer. Agende uma consulta e saiba mais!
Estamos prontos para ajudar sua startup a crescer. Agende uma consulta e saiba mais!