Entendemos que, durante o desenvolvimento e a estabilização do negócio, é natural que haja um aumento na complexidade da gestão, seja nos procedimentos ou nas relações firmadas entre as pessoas do time da empresa e entre a Startup e o mercado no qual ela está inserida.
Dessa forma, é evidente que a organização interna da empresa passa a ser um desafio e surge a necessidade de implementar algumas condições e regras inegociáveis. Nesse panorama surge o código de ética, documento responsável por transparecer esses aspectos da empresa.
O Código de Ética como forma de estruturação interna da Startup
Conforme dito acima, muitas coisas da estrutura interna da Startup estão traduzidas em seu código de ética, também chamado de código de ética e de conduta.
Nesse aspecto, o documento é importante por conter algumas explicações e aspectos que facilitem o entendimento de como o negócio funciona, em que está pautado e quais as práticas adotadas.
Sendo assim, o código de ética é importante para esclarecer e orientar os envolvidos no negócio sobre como proceder com o modelo de gestão e, principalmente, como lidar com situações duvidosas.
O Código de Ética como norte de regras inegociáveis
Ainda com base na estruturação da Startup, muitos negócios almejam serem reconhecidos como referência em cultura empresarial.
Pois bem, vemos que grandes empresas conhecidas por sua cultura possuem suas regras inegociáveis, suas premissas e seu propósito. Nesse sentido, a presença do código de ética é o elemento fundamental para evidenciar tais fatores na empresa e ser o norte para todos da equipe.
Destacamos que quando falamos de regras inegociáveis, elas são o elemento que deve nortear as ações da empresa em relação a onde ela quer chegar, qual o posicionamento deve ter e como deve se relacionar com as partes interessadas, sejam elas o time interno, stakeholders, parceiros comerciais e demais interessados.
Portanto, o código de ética, nesse sentido, é um passo que a empresa dá para poder ter seu nome e sua cultura reconhecidos e fortalecidos.
O Código de Ética como instrumento de governança e compliance
Quanto ao código de ética como instrumento de governança e compliance, fizemos algumas considerações sobre esse ponto aqui.
Em muitas negociações, com destaque a instituições financeiras, o futuro parceiro demanda a apresentação do código de ética da empresa para que ele possa ter a certeza que há confiança na relação e aquela parceria pode ser firmada.
Ainda, o código de ética pode ser um elemento muito importante numa eventual due diligence, visto que é um procedimento que visa estudar e entender de maneira aprofundada como a Startup opera e se aquela relação será firmada.
Além disso, é importante destacar que o código de ética também é uma ferramenta que demonstra seriedade e deve conter, entre outras coisas, as disposições que evidenciam as práticas anticorrupção e lavagem de dinheiro que a empresa irá adotar, de forma a estar em conformidade com a Lei. 12.846/2013.
Destarte, resta claro que a presença do código de ética é fundamental para que a empresa demonstre sua estrutura e seriedade para o mercado, sendo uma ferramenta fundamental de governança e compliance na hora de firmar novas relações.
Conclusão
Por fim, evidenciamos aqui algumas aplicações e funcionalidades que o código de ética agrega ao negócio, tanto de forma organizacional quanto para agregar valor.
Destacamos que esse documento é singular para cada Startup, não havendo um modelo ou um roteiro pré-estabelecido a ser seguido. Com isso, destacamos que é importante sempre ter um profissional especializado para poder entender a empresa e elaborar o documento de forma que se adeque com o negócio e consiga traduzir todas as características dele.
Por José Roberto Martinez