A relação entre E-sports e Investidores

Nos últimos meses temos tratado em alguns artigos sobre assuntos relacionados à e-sports e que podem ser lidos aqui e aqui, por exemplo. Nesse sentido, separamos esse texto para tratar especificamente sobre tópicos importantes para análise de investidores nesse mercado que vem se tornando mais profissional e cada vez mais atraente para diversos tipos de investidores.

Contexto.

A popularidade dos e-sports vem crescendo ano após ano, tendo em 2020 um público de mais de 435 milhões de pessoas em todo o mundo e projetado de até 577 milhões pessoas até 2024.

Contudo, a receita gerada por esse mercado ainda não reflete um ritmo tão acelerado quanto o crescimento da sua base de fãs/torcedores. A receita em 2021 está projetada para algo próximo de 1 bilhão de reais, conforme gráfico abaixo destacado e que pode ser consultado aqui.

De toda forma, se analisado o crescimento projetado de receita, a expectativa é de que o aumento da audiência, aliado à profissionalização dos e-sports leve a um avanço relevante da receita nos próximos 3 ou 4 anos.

Ainda, é importante destacar que as barreiras (tecnológica e geracional) que afastam o público desse tipo de mercado estão cada vez menores, o que facilita muito a entrada de novos interessados dos mais variados perfis.

É justamente nesse cenário que se enquadra o perfil do investidor. Até o momento muitos investidores têm evitado se aventurar por esse mercado, porque é ainda pouco conhecido, se comunica com um público muito apaixonada e de forma que os principais detentores da audiência ainda não estão 100% prontos para entregar alto retorno ou um planejamento claro de como um investimento poderá ser utilizado e como será retornado no médio/longo prazo.

Nesse cenário é que entendemos ser muito importante que os agentes desse mercado, sejam os donos de times de e-sports, os coachs, jogadores ou qualquer outra parte envolvida, tenham consciência de como se preparar para eventuais oportunidades de investimento que venham a surgir.

Bom, e como preparar o negócio para receber investimentos?

Com certeza ter um negócio bem estruturado vai ajudar. Ter uma sociedade empresária, com CNPJ, com contratos assinados junto aos “stakeholders”,  uma estrutura interna típica de uma startup e clareza de para onde você quer ir podem fazer muita diferença.

Também falamos desse assunto em um vídeo há alguns meses atrás, você pode ver ele clicando aqui.

Estrutura jurídica/societária organizada.

Para se pensar em receber investimentos de terceiros, é natural que o investidor espere ter uma parte da sua empresa hoje ou em algum momento futuro, dependendo da forma que acordem os termos.

Por conta disso, é evidente que precisa existir uma empresa, ou tecnicamente, uma pessoa jurídica devidamente constituída.

Atualmente entendemos que o melhor caminho tem sido optar por uma Sociedade Limitada assim que possível, mesmo que unipessoal se você não tiver sócios. Isso porque é uma estrutura que, em regra, protege o patrimônio da pessoa física de alguns tipos de dívidas caso o negócio não prospere.

Contratos assinados com as principais pessoas/empresas relacionadas (stakeholders).

Esse item parece básico, mas definitivamente não é. Muitas vezes os relacionamentos no mercado de e-sports se dão de forma amistosa e movidos pela paixão das partes pelo mesmo jogo, com pouca formalização.

Ocorre que para investimentos é importante ter contratos assinados que garantam previsibilidade. É indispensável saber como as relações estão construídas e o que acontece quando tudo dá certo, mas ainda mais o que ocorre quando tudo dá errado.

Estrutura interna típica de uma startup.

Aqui o ponto que destacamos é que o investidor geralmente tende a analisar e investir em pessoas e não só na empresa. Na realidade, se o negócio estiver nos seus primeiros passos, muito provavelmente as pessoas serão muito mais importantes do que o modelo de negócio. Isso porque se o modelo não se provar rentável, as pessoas certas saberão criar algo novo e conseguir gerar resultado mesmo assim.

Portanto, a sugestão é que consiga ter um time com uma estrutura ágil, prática, tecnológica e voltada para inovações no mercado de e-sports. Por isso sugerimos adotar o conceito de equipe utilizado por startups.

Ter uma parte da equipe voltada para “dentro” com o operacional e outra parte olhando para “fora” com o crescimento (marketing e vendas). Isso vai ajudar a focar no que realmente importa e ainda facilitar encontrar pessoas para agregar à equipe e também explicar como estão trabalhando para ser um grande negócio no futuro, quando investidores questionarem.

Clareza nos objetivos futuros.

Por último, é difícil prever objetivos no longo prazo, mas ter uma métrica principal que vai auxiliar e influenciar em todas as tomadas de decisão é muito importante para a compreensão dos investidores a respeito do negócio. Alguns artigos chamam essa métrica de “north star metric”, pode ler um deles aqui.

Investimentos são feitos esperando um retorno sobre o ativo investido. Quando falamos em investimento de risco, geralmente esse retorno não tem relação com lucros da empresa, mas sim com a valorização da empresa como um todo, o que fará com que as quotas/ações do investidor passem a valer 10x ou 20x mais no futuro próximo. Esse é o que tem sido bastante difundido como real valor do “equity” por alguns influenciadores do mercado.

Nesse sentido, é importante ter claro para onde o negócio está caminhando e o que de fato se espera entregar com o resultado quando ele for atingido, garantindo alinhamento de expectativas entre todos os envolvidos, sejam eles investidores, sócios ou parceiros/colaboradores.

Conclusão.

Dito tudo isso, esperamos ter deixado claro que o mercado de e-sports vem evoluindo e se profissionalizando ano após ano e, pensando nisso, é indispensável que todos os que estejam envolvidos nesse universo busquem se preparar para as oportunidades que aparecerem. Investimentos devem crescer muito nesse ambiente e estar preparado para quando oportunidades reais surgirem pode fazer toda a diferença.

Nós não temos a expectativa de prever todas as possibilidades nesse artigo e em nenhum outro conteúdo que fazemos, por isso a sugestão é que procure sempre estar próximo de profissionais de sua confiança para apoiar você e seu negócio quando chegar a hora.

Por Luiz Eduardo Duarte