Além do dinheiro – a moeda em si – é importante que o empreendedor saiba o que pode ser usado como capital (ativo) de uma empresa. Mais ainda – e é isso que vamos abordar neste artigo –, é pertinente que possua o conhecimento dos ativos que podem criar real vantagem econômica perante os negócios concorrentes.
Caso você queira se aprofundar e saber também como realizar a gestão estratégica da propriedade intelectual do seu negócio, acesse aqui.
A função do capital na Empresa
De forma simples, podemos dizer que em uma Empresa (Sociedade) o ativo possui três funções primordiais: a) perante os credores, representa uma garantia material da liquidez da sociedade; b) perante a empresa, representa os recursos disponíveis para a realização das necessidades do negócio; e c) perante os sócios, representa uma medida de participação de cada um dos resultados.
Dessas funções principais, em regra, surgiu o entendimento de que na formação do capital da empresa só pode conter bens que sejam capazes de satisfazer os eventuais credores. Ou seja, os ativos que sejam exequíveis e penhoráveis.
A importância da mensuração do capital
É de conhecimento comum que o objetivo de um negócio não é garantir créditos e, sim, produzir, gerar oportunidades e lucro. Por isso, é importante que o capital seja possível de ser medido (mensurado) em um valor econômico universal – que é a moeda.
Dessa forma e tomando por base o capital e as reservas de um empreendimento, avaliam-se os prejuízos, os lucros, a saúde financeira da empresa e, até mesmo, a dependência de um negócio de capital de terceiros.
Ainda, a correta medição e valorização do capital empresarial faz com que exista clareza a respeito do cumprimento dos objetivos do negócio, seja perante agente externos, seja perante agentes internos. (saiba mais sobre o Capital Social aqui)
O ativo intangível (propriedade intelectual) como diferencial econômico
Compreendida a função do capital e da sua mensuração, partimos para o entendimento da propriedade intelectual como diferencial econômico.
Durante esse artigo foi possível perceber que os ativos tangíveis (bens materiais e de maior facilidade de mensuração) garantem a possibilidade de um conhecimento geral do status financeiro de um negócio. Entretanto, é preciso compreender que são os bens intangíveis que, perante o mercado, são capazes de criar vantagem competitiva e de valor significativo em um cenário cada vez mais complexo.
Sendo uma propriedade, os ativos intangíveis também são capazes de compor o capital social. A exemplo temos: produtos e serviços levados ao mercado de consumo; a sua marca, o seu software, os seus métodos, processos de execução, segredos de negócio, dentre outros. (Saiba mais aqui sobre como integralizar o capital social)
Para a real composição no capital social e a criação de diferencial econômico é imprescindível que a sua empresa utilize métodos de avaliação dos ativos intangíveis (método de custo, de renda, de mercado, dentro outros), em conjunto com um processo de due dilligence (auditoria interna) capaz de verificar quais são as propriedades intelectuais presentes no seu negócio.
Portanto, no intuito de efetivar o diferencial econômico da sua empresa, é importante que você procure profissionais especializados que te auxiliem na identificação dos seus ativos empresariais e também sejam capazes de realizar a mensuração do valor da sua propriedade intelectual, visando a verdadeira integração dos ativos intangíveis no capital social do seu empreendimento.
Referências: http://denisbarbosa.addr.com/paginas/home/empresa_capital.html
Por Gabriel Couto Teixeira