O que sua empresa precisa para entrar no mundo digital: da transformação à consolidação.

A influência da internet no mercado.

A internet está cada vez exercendo mais influência no mundo dos negócios. Surgido por volta da década de noventa, o e-bussiness, provocou uma bolha de expansão do mercado, ultrapassando fronteiras e levando produtos e serviços para ainda mais usuários.

O comércio eletrônico - ou ecommerce - cresceu, também em nosso país, com empresas como americanas.com, mercadolivre.com e submarino.com, fazendo com que o Estado fosse acionado para regulamentar o espaço digital e o comércio que começava a crescer com sites de compras coletivas e Marketplaces. Regulamentou-se, então, por meio do Decreto 7962/13, as normas para o funcionamento desses ambientes de e-commerce, assim como as informações que devem ser disponibilizadas pelo consumidor quando da compra online.

Com o passar do tempo, as empresas começaram a perceber que a transição, total ou parcial, de seus serviços para plataformas digitais se tornou quase imprescindível para a sobrevivência no mercado, investindo no marketing digital, muito em razão do advento da popularização das redes sociais.

Dessa forma, modelos de negócios transacionais, que são aqueles em que o cliente paga um valor determinado para receber algo por meio de intermediação online, e modelos de assinatura, entendidos como aqueles em que o cliente paga um valor periódico para ter acesso a um serviço ou produto, disponibilizado em uma plataforma, estão sendo cada vez mais explorados pelas empresas optaram pela transformação digital.

Dificuldades da Transformação digital

Contudo, a transformação digital nem sempre é fácil.

O mercado digital é mais ágil e dinâmico do que o convencional, já que sua evolução é constante e necessita de tomadas rápidas de decisões, assim como a fluidez de protocolos internos das empresas. Por isso, para algumas empresas convencionais a entrada no meio digital pode ser assustadora.

Todavia essa transformação, vem se tornando cada vez mais necessária, visto que o fenômeno estudado por Clayton Christensen, professor de Harvard, chamado de disrupção digital, está se tornando cada vez mais frequente. Esse conceito descreve plataformas inovadoras que oferecem serviços e produtos online que criam um mercado novo, apelativo para consumidores e acabam por desestabilizar as empresas líderes no setor. Exemplo disso são os serviços de streaming, e empresas de tv a cabo e distribuidoras de CDs e DVDs, e até estúdios desses conteúdos, que agora podem ser facilmente gravados em casa, como é o caso do Youtube.

Startups já são criadas voltadas para esse mercado e modelos de negócio, enfrentando muito menos problemas de adaptação como aqueles que empresas convencionais possuem.

Aspectos facilitadores para a entrada de sua empresa no meio digital

O SAP, em parceria com o MIT Technology Review, identificou quesitos facilitadores para a entrada no meio digital, chamados de pilares da economia digital:

  • Ganhar a lealdade e confiança do usuário/cliente, investindo em uma plataforma versátil e dinâmica, que tem como fundamento a segurança digital e a personalização de acordo com o perfil de quem a acessa. Essa personalização pode ser encontrada em muitas plataformas de streaming que oferecem conteúdo ao usuário de acordo com suas preferências.
  • Adequação de políticas e relação de trabalho para a nova geração de talentos. Por meio das pesquisas do instituto, grande parte da geração Milênio querem carreiras que promovam um impacto positivo no planeta, mas em contrapartida, as empresas convencionais ainda se mantem focados em suas próprias agendas e relações habituais de empregado-empregador.
  • Interatividade de usurários: uma marca não é apenas feita pelo detentor de sua propriedade intelectual, mas também pelas interações e apontamentos de falhas e experiencias pelos seus clientes.

Dessa forma, é evidente que a revolução digital é um fato irreversível e tende ser expandido com o passar dos anos, tornando importante a entrada de empresas nesse ambiente, seja buscando consumidores por meio de estratégias de marketing digital, sendo oferecendo serviços para seus clientes de forma personalizada e facilitadora. Com a crescente demanda por inovações, resta alternativa de abraçar a tecnologia pela economia.

E quanto ao seu negócio? Está preparado para a transformação digital? Para estruturar sua empresa e viabilizar essa digitalização, procure sempre um advogado especializado que o oriente e proporcione toda a segurança necessária para esse novo momento.

Por Laís Arduini.