LGPD. A importância da comunicação interna sobre Proteção de Dados na sua startup

A Lei Geral de Proteção de Dados, no 13.709/2018, tem como objetivo proteger os direitos fundamentais de liberdade, privacidade e livre desenvolvimento da personalidade de pessoa física. Diante a todas as disposições, ela traz a necessidade das empresas realizarem uma boa comunicação interna com seus colaboradores para o enfrentamento a desinformação e danos à segurança da informação.  

Quando falamos de startups, que são empresas que buscam em sua base trazer um ambiente inovador e dinâmico, a comunicação interna desempenha um papel crucial de garantia de cultura organizacional e de proteção de dados.

A partir disso, este artigo busca trazer o porquê a comunicação interna relacionada a proteção de dados se mostra tão importante, trazendo alguns benefícios que as empresas podem ganhar.

1. Regras de Compartilhamento de Dados

A LGPD estabelece o dever da empresa especificar as regras para o compartilhamento e uso de informações pessoais tratadas pelas empresas.

2. Exigência Legal

A Lei exige que as empresas adotem práticas de proteção de dados robustas e assegurem que todos os colaboradores compreendam e sigam essas práticas. Uma das práticas incentivadas é, além de comunicar por escrito, realizar também treinamentos, para que os colaboradores estejam aptos para tomar as medidas necessárias quando estiverem diante de um risco.

3. Diminuição ou isenção de penalidades

Em sendo comprovada alguma falha no cumprimento de alguma das disposições da LGPD, a conduta pode implicar em punições para a startup que vão desde advertências ou multas pecuniárias ou até mesmo a suspensão de banco de dados ou proibição das atividades que tratem dados pessoais.  Assim, a comunicação interna se torna uma grande aliada para comprovação de que a empresa diligenciou para que todos os colaboradores estivessem conscientes das suas obrigações e de quais são os riscos e consequências em caso de violação.

4. Menor Risco de Incidentes de Segurança

De acordo com a empresa de cibersegurança Surfshark, o Brasil teve 5,3 milhões de contas vazadas no primeiro trimestre de 2024. Quando a empresa implementa uma comunicação interna efetiva e clara, seja com a educação de seus colaboradores sobre as melhores práticas de segurança como o uso de senhas seguras ou com conscientização de identificação de atividades suspeitas, a empresa como um todo se torna mais protegida.

5. Cultura de Privacidade

Uma boa comunicação interna faz com que a startup crie uma cultura de privacidade, em que cada membro da equipe entende a importância da proteção de dados e adota uma mentalidade proativa em relação à segurança. A comunicação regular e consistente sobre políticas e procedimentos de segurança reforça essa cultura.

6. Diferencial Competitivo

Outro benefício que a comunicação interna traz é com relação ao ganho de confiança de novos investidores, parceiros e clientes. Pois, assim, a empresa consegue demonstrar que leva a sério a proteção de dados de todos os envolvidos, fazendo com que ela se diferencia de empresas concorrentes.

7. Melhoria Reputacional

A falta de comunicação pode propiciar que incidentes de segurança ocorram e que eles tragam prejuízos reputacionais à startup. Por essa razão, é imprescindível que as partes possuam meios de comunicação para denúncias, informações, mitigar riscos e fazer com que o enfrentamento seja mais efetivo.

8. Menos Oportunidade para Falhas Humanas

De acordo com a Universidade de Passo Fundo 60% dos vazamentos de dados que acontecem em empresas se dão por erros humanos, sendo um dos principais fatores de violações de dados. Em grande parte dos casos, os envolvidos tinham pouca capacitação ou reciclagem no tema de privacidade.  Por essa razão, mais uma vez, a comunicação interna se mostra uma ferramenta eficaz para a redução de incidentes desta natureza sendo sempre acompanhada de treinamentos regulares sobre proteção de dados e segurança da informação.

Conclusão

Em um mundo globalizado onde a proteção da informação se torna crucial para a elaboração do serviço desempenhado pelas startups, essas empresas precisam propagar uma comunicação interna de privacidade segura,s para que todas as partes envolvidas estejam cientes de suas responsabilidades e das medidas de segurança que devem adotar. A comunicação clara ajuda não somente que a empresa esteja de acordo com as regulações sobre o tema, mas também previne ameaças e potencializa a confiança de seus clientes e investidores para com a marca, melhorando consequentemente a sua eficiência operacional.

Procure um jurídico especializado e aplique essa ferramenta necessária para a prosperidade no ambiente digital de sua startup.

Por Bárbara Mattes