ESG: Como Implementá-lo de Maneira Estratégica em sua Startup?

1. Conceito de ESG.

A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) ou, em português, ASG (Ambiental, Social e Governança) traz o conceito de uma das mais novas tendências (e mais debatidas) entre as grandes corporações. As políticas de ESG têm como escopo central definir estratégias e práticas de Governança Corporativa pautadas no pilar da sustentabilidade do mundo empresarial e consiste, de modo geral, na construção  de um papel social para as pessoas jurídicas, que leva em conta, além do retorno financeiro, a relação de responsabilidade ambiental que o mundo empresarial passa a ser cada dia mais cobrado para inserir em suas operações.

Atualmente, percebemos que grandes lideranças mundiais e empresas de base tecnológica estão inseridos no grupo de grandes entusiastas das práticas de ESG. É notório que uma das maiores preocupações de grandes empresas hoje gira em torno da pauta sustentável, como a geração de créditos de carbono, gestão de resíduos e a criação de políticas que leve em conta os mais diversos tipos de impactos sociais.

Em escala mundial, recentemente ocorreram eventos importantes que trataram sobre o assunto ao trazer em sua agenda uma nova perspectiva da mentalidade empresarial, como a COP26 em Glasgow. Além disso, no início de 2021, ocorreram movimentações de bancos europeus nesse sentido, quando anunciaram a suspensão do fornecimento de crédito para companhias que não estivessem em conformidade com as melhores práticas ambientais. Um indicativo do quão forte é a tendência de ESG foi a alta aceitação do mercado internacional ao receber o anúncio, acarretando o fechamento em alta nas ações dos bancos.

Já no que diz respeito ao cenário nacional, estudos feitos recentemente indicam que os grandes empresários brasileiros levam cada vez mais em consideração a inclusão da agenda sustentável em seus negócios. Além disso, foram lançados recentemente pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) guias pautados nessa temática com explicação dos conceitos dessa agenda e instruções.

2. Benefícios de Implementar Políticas de ESG em sua Startup

As políticas de ESG vêm para complementar os 9 pilares de um Programa de Compliance, que já tratamos aqui. Ela é considerada atualmente como o décimo pilar do compliance e  tem a finalidade de adequar as startups às melhores práticas sustentáveis e ambientais.

Dentre os diversos benefícios de se realizar essa adequação, podemos estabelecer como o primário o impulsionamento da imagem institucional e reputacional das empresas. Pois ao se estabelecer práticas sustentáveis como parte do programa operacional de negócios, sua empresa é automaticamente associada ao conceito que alavanca qualquer marca atualmente, conhecido popularmente como o conceito de “marcas engajadas”.

Assim, podemos dizer que as marcas que utilizam seu marketing para associar a noção de seu público com as práticas de ESG ganham muito valor reputacional na perspectiva de seus clientes e como consequência da boa recepção por parte de seus consumidores, ganham também muitas vantagens competitivas dentro do mercado.

Atualmente, é notório que aplicar medidas de ESG garante a prospecção estratégica para uma captação de investidores para sua startup, além de alavancar a possibilidade de se realizar parcerias com grandes corporações, que hoje dão grande valor para a implementação de práticas ambientais sustentáveis no mundo dos negócios.

Por fim, como benefício de programação, é factível que as startups que percebem a força dessa nova tendência, tem mais tempo hábil para se planejar e trazer o ESG para sua estratégia de negócios e com transparência e comprometimento, as chances de possíveis ajustes legais e novas diretrizes com investidores se tornarem um obstáculo para sua empresa serão bem menores.

3. Quais Riscos a Má Aplicação do ESG pode Apresentar para sua Startup

Dito isso, é notável que hoje existe um entendimento amplo por parte do mercado, dos consumidores e das grandes corporações, que caminha no sentido de que as empresas podem prosperar enquanto trabalham com uma agenda ambiental e socialmente responsável.

No entanto, a aplicação do ESG demanda alguns cuidados. A implementação de políticas apenas com viés de marketing, sem que haja de fato uma conexão com Governança, Controles Internos e Compliance, não é capaz de sustentar que aquela ação carrega de fato os valores da startup que a implementou.

Essa maneira vazia e sem coordenação de aplicar o ESG é conhecida também pelo termo “greenwashing”. O greenwashing consiste na promoção de publicidade e discursos, por parte das empresas, com a simulação de uma preocupação ecológica, sem de fato estabelecer ações que promovam uma Governança sustentável. No entanto, o preço que as empresas pagam pelo greenwashing é altíssimo, já que tais atitudes geram extremo descontentamento dos consumidores e como consequência, geram um desgaste reputacional muito forte para as startups.

Esse impacto negativo na reputação da empresa pode ser notado em um evento que ocorreu recentemente, o caso que ficou conhecido como “churrasco no Bradesco”. O caso emblemático foi uma reação de pecuaristas à campanha publicitária promovida pela empresa e deixa evidente os erros que uma campanha de ESG que não está conectada de fato com os valores da empresa pode estimular uma reação do público que seja extremamente prejudicial para a marca.

4. Conclusão

Dessa forma, conclui-se que o ESG é um plano de ação de longo prazo, que deve levar em conta todas as características particulares de um negócio. As medidas não devem ser implementadas apenas com viés publicitário, pois as consequências disso podem gerar impactos muito contraproducentes.

As políticas de aplicação de ESG, quando bem aplicadas, representam uma agenda de sustentação para o futuro dos negócios. Para isso, é fundamental contar com um profissional de compliance que atue de forma assertiva e estratégica ao fazer a análise de riscos para implementar o ESG de uma maneira bem fundamentada, autêntica e com a mitigação de riscos reputacionais para seus negócios.

Caso a sua Startup queira implementar estratégias de ESG em suas operações, é importante que esteja amparada por uma Equipe de Advogados Especializados para análise de riscos e implementação de estratégias de Compliance ambiental.

Por Luiza Queiroz Alves.