Valuation - 05 Formas de descobrir o valor do seu negócio

Entender qual o valor do seu negócio e como chegar a tal número são duas perguntas que recebemos de empreendedores e curiosos com bastante frequência em nosso escritório. Isso porque, como muitas coisas do universo empresarial, não há resposta única ou absoluta, justificando-se a dúvida constante.

03 formas receber investimento

Inicialmente, é indispensável entender que o cálculo para valorar uma empresa, chamado habitualmente de “valuation”, pode ser diferente por vários fatores, como por exemplo, pelo perfil do negócio, de quem vai investir e até mesmo do momento do mercado.

Além disso, em regra, os métodos não obedecem necessariamente uma legislação específica, mas elencamos a seguir 05 métodos mais usados:

1) Valor Patrimonial

Esse é o método mais objetivo que o mercado utiliza. Está descrito no Código Civil como forma de cálculo para quitação dos valores de quotas de sócios, por exemplo.

Pelo Valor Patrimonial, devem-se somar todas as contas dos ativos circulantes (dinheiro em caixa, créditos futuros, etc.) e não circulantes (imóveis, máquinas, equipamentos, etc.) e subtrair as dívidas e outras obrigações presentes em seu passivo circulante e não circulante (dívidas trabalhistas, fiscais, cíveis, com fornecedores, empréstimos etc.).

Resumindo, pelo Valor Patrimonial se tira uma foto da empresa, analisando seus ativos e débitos e chegando ao resultado final que será o valuation.

2) Fluxo de Caixa Descontado (DCF – Discounted Cash Flow)

O DCF é sem dúvida o método que mais vemos ser definido como solução para valuation de empresas atualmente.

Aqui vale o alerta sobre a chamada "taxa de desconto" que é utilizada no cálculo desse método. Ela se baseia no custo para trazer para valor presente aquela quantia que só seria obtida no futuro. Essa taxa de desconto é calculada por meio de uma fórmula pré-definida e com toda certeza irá sofrer variações a depender do caso concreto.

Seguindo, com o Fluxo de Caixa Descontado geralmente se utilizam três etapas e uma projeção da riqueza a longo prazo, a qual pode variar de acordo com o mercado que o negócio atua, por exemplo. Basicamente, para o DCF deve-se:

  • Analisar e calcular o fluxo de caixa, ou seja, quanto dinheiro a empresa gera em cada ano após descontar todas as despesas;
  • Definir a taxa de desconto de acordo com as oportunidades de investimento semelhantes ou não e os riscos inerentes à atividade que a empresa exerce naquele mercado específico. Esse é o fator que mais influencia na variação de valores, pois pode ser bastante subjetivo;
  • Após as duas etapas, calcula-se o valor de todos os fluxos para o presente, utilizando modelos matemáticos que são bem conhecidos por empresas de auditoria e contabilidade.

3) Avaliação por Múltiplos

A Avaliação por Múltiplos utiliza o valor de uma empresa que atua preferencialmente no mesmo mercado e que permita, por meio de comparações, identificar qual seria um valor razoável para o negócio.

Essa forma de valuation é utilizada geralmente tendo como base empresas que estão já com capital aberto na bolsa de valores, facilitando a noção do valor dessas e consequentemente o valor da empresa que se deseja definir.

4) Receita Anual Multiplicada

A própria nomenclatura já deixa claro esse método. Basicamente pela Receita Anual Multiplicada, faz-se a soma total da receita dos 3 últimos exercício da empresa e, com base no mercado que ela atua, nos concorrentes e na tese de investimento de quem irá aportar os valores, multiplica-se a receita por um número “x” chegando-se ao valuation.

Essa forma de cálculo é pouco utilizada hoje no mercado brasileiro e pode ser considerada por muitos uma forma preguiçosa de se calcular valuation.

5) Rounds Anteriores

Separamos “Rounds Anteriores” para o final, porque não é um método para se calcular o valor da empresa propriamente dito, mas é indispensável que os empreendedores tenham em mente essa regra de ouro.

Caso o negócio já tenha recebido investimento anterior, deve-se interpretar que o valuation não deve ser inferior àquele que justificou o primeiro investimento. Trazendo para o caso prático, se uma empresa recebe R$100 mil reais por 10% dela, seu valuation foi de R$1 Milhão. Logo, não deve aceitar receber um investimento de R$21 mil por 3% do seu negócio, pois estaria diminuindo o valuation para R$700 mil, por exemplo.

Claro, sabemos que nem sempre o que se deve fazer é igual ao que se pode fazer e talvez o empreendedor tenha que aceitar uma diminuição do valuation para não vir a falência. Entretanto, nossa intenção é alertar o empresário que, a partir do primeiro investimento, todas as próximas rodadas terão como base aquele primeiro cálculo.

Portanto, expostos esses 05 métodos, acreditamos ter ficado claro que valuation é algo bastante subjetivo e que será influenciado por vários fatores. Cabe ao empreendedor analisar a situação, suas necessidades e limites, sempre tendo o apoio de profissionais capacitados e experientes o suficiente para lhe apoiar quando necessário.

Como bônus, aos que tiverem interesse ou simples curiosidade, segue um link de uma calculadora de valuation que pode ajudar a ter uma noção básica de quanto valeria teu negócio (nos padrões americanos, ok?): https://www.caycon.com/valuation.php

Por Luiz Eduardo Duarte